Concurso Bombeiros MG 2018 – Inscrições, Vagas

     

Aprovados no certame ingressarão na carreira de Cadete do 1º ano do curso de formação de oficial.

Divulgado o edital do concurso do Corpo de Bombeiro de Minas Gerais com 30 vagas no total para a formação de oficiais, sendo 27 para homens e 3 para mulheres. O certame será organizado pela Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (FUNDEP), e para concorrer é necessário apenas nível médio. Já pensou em aproveitar a oportunidade?

Inscrições do certame

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://www.gestaodeconcursos.com.br/site/site/default.aspx. Nesse link, o interessado também pode conferir o edital. É necessário ter atenção, porque o prazo começa no dia 9 de abril e fica aberto até 9 de maio. O valor da taxa é de R$ 177,49.

Os candidatos que tiverem dificuldade para acessar a internet para fazer a inscrição, é só conferir os endereços que podem ser encontrados no edital completo do concurso.

Oportunidades do concurso

Os aprovados nesse concurso ingressarão na carreira comocadete do 1º ano do curso de formação de oficial, em que a remuneração inicial é de R$ 5.769,42, e depois é possível a promoção para Aspirante BM e depois para o cargo de 2º tenente.

Há benefícios para o cargo como assistência médico – hospitalar, psicológica e odontológica, abono fardamento. De acordo com o edital, alguns requisitos são necessários para participar do certame como ter idade entre 18 a 30 anos, altura mínima de 1m60, nível médio ou equivalente, entre outros.

Fases do concurso

O concurso contará com 7 fases, sendo prova objetiva, redação, exames médico, teste psicológico, teste de capacidade física, habilidades natatórias, além de exame toxicológico.

A primeira fase está prevista para o dia 10 de junho, e a prova objetiva será formada por um total de 50 questões com as seguintes disciplinas: 5 de português com peso 3, 5 de literatura brasileira com peso 1, 5 de matemática com peso 3, 5 de geografia com peso 1, 5 de história com peso 1, 5 de direitos humanos com peso 2, 5 de química com peso 3, 5 de biologia com peso 2, 5 de física com peso 3 e 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol) com peso 1.

Será eliminado do certame o candidato que não conseguir fazer, pelo menos, 60% do total de pontos distribuídos nos conteúdos que serão cobrados na prova objetiva e também se zerar alguma disciplina.

A prova de redação será sobre tema contemporâneo de conhecimento geral e de acordo com o edital valerá 10 pontos. Serão corrigidas 120 redações dos candidatos que conseguirem se classificar melhor na prova objetiva.

Segundo o cronograma de atividade, o prazo para entrega da documentação para matrícula será no dia 29 de janeiro de 2019 e para inclusão/matrícula no dia 1ºde fevereiro.

Como estudar para esse concurso?

Como as provas estão previstas para junho, o candidato dispõe de pouco tempo, porque muitas disciplinas foram cobradas. Desta forma, manter o foco será o diferencial para conquistar a vaga e tentar conseguir uma boa classificação.

Comece fazendo um cronograma de estudo e priorizando as disciplinas que têm um peso maior como, por exemplo, português e matemática que tem peso 3. Organize a sua rotina em função do estudo, e aproveite cada tempo livre para revisar, esclarecer dúvida, ou seja, correr atrás do seu objetivo.

Como no concurso tem prova física, é necessário treinar, principalmente, se você for sedentário. O teste de aptidão física é um dos que mais reprovam, por isso, invista em um treinamento.

Mantenha uma rotina saudável e uma alimentação equilibrada. Durma bem para reter o conhecimento e evite comentar com as pessoas que você fará o concurso. Invista em materiais específicos e atualizados conforme o edital publicado. Priorize a qualidade na sua preparação.

Compartilhe a oportunidade nas suas mídias sociais e muito sucesso!

Por Babi