Concurso Bombeiro Militar (MG) 2014 terá edital em breve

     

Ser um oficial do Corpo de Bombeiros é sonho de milhares de jovens. Nesse contexto, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio da Resolução 564 de 27/06/14, prevê 30 vagas para o CFO 2015 (Curso de Formação de Oficiais).

As vagas serão divididas em 27 para o sexo masculino e 3 para o sexo feminino.

Posteriormente o edital será publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e no sítio do CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais), www.bombeiros.mg.gov.br.

É necessário que o candidato se atente aos requisitos exigidos para ingresso na carreira, haja vista as peculiaridades do serviço militar.

Levando-se em consideração os últimos editais, são os seguintes: Ser brasileiro nato; Possuir idoneidade moral; Estar quite com as obrigações eleitorais e militares; Ter entre 18 e 30 anos de idade na data de inclusão (início do curso); Ter, no mínimo, o ensino médio completo (2º grau) ou equivalente até a data da matrícula; Ter altura mínima de 1,60 m (um metro e sessenta centímetros); Ter aptidão física; Ser aprovado em avaliação psicológica; Ter sanidade física e mental; Não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de bombeiro militar;

Além disso, não ter dado baixa por mau comportamento, na vigência do Regulamento Disciplinar da PMMG/CBMMG ou não ter sido demitido do CBMMG, ou de outra instituição militar estadual, ou das Forças Armadas; não ter dado baixa no conceito “C” na vigência do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais; não ter sido exonerado ou demitido da PMMG ou do CBMMG, com base no art. 146, incisos II, III, IV ou V, letra “a” e caput do art. 147, da Lei n. 5.301, de 16/10/1969.

A carreira começa na Graduação de Praça Especial como Cadete de 1º Ano. A previsão da remuneração inicial em 2015 é de R$ 5.769,42.

Por Anderson Daniel de Oliveira Alves