Concurso Aeronáutica 2017 – Curso de Formação de Sargentos

     

São oferecidas 358 vagas para o Curso de Formação de Sargentos, a ser realizado na Escola de Especialistas da Aeronáutica na cidade de Guaratinguetá, no Estado de São Paulo.

O DEPENS, que é o Departamento de Ensino da Aeronáutica, está com inscrições abertas para o seu concurso que vai selecionar jovens para o Curso de Formação de Sargentos, o CFS. A previsão é que os admitidos estejam formados a partir do primeiro semestre do ano de 2018.

Segundo a portaria do Exame de Admissão, recentemente divulgada pela Aeronáutica, podem participar do exame jovens brasileiros (homens e mulheres) que devem fazer o curso na Escola de Especialistas da Aeronáutica instalada na cidade de Guaratinguetá, estado de São Paulo.

Ao total, serão disponibilizadas 358 vagas. Dentre esse número de vagas, há oportunidades para cidadãos que possuam ensino médio completo, que poderão atuar nas seguintes especialidades:

– Mecânica de Aeronaves: 50 vagas;

– Material Bélico: 13 vagas;

– Comunicações: 14 vagas;

– Foto Inteligência: 10 vagas;

-Guarda e Segurança: 30 vagas;

– Eletricidade e Instrumentos: 18 vagas;

– Equipamento de Voo: 6 vagas;

– Meteorologia: 10 vagas;

– Suprimento: 14 vagas;

– Informações Aeronáuticas: 10 vagas;

– Cartografia: 6 vagas;

– Desenho: 5 vagas;

– Eletromecânica: 12 vagas;

– Estrutura e: Pintura: 8 vagas;

– Metalurgia: 6 vagas;

– Bombeiro: 18 vagas;

– Controle de Tráfego Aéreo: 128 vagas.

A duração do Curso promovido pela Aeronáutica é de aproximadamente 24 meses, e acontecerá em Guaratinguetá, onde os alunos ficarão sob regime de internato.

Durante esse período os alunos receberão uma bolsa- auxílio, alojamento, alimentação, fardamento, assistência medica e dentária.

Enquanto alunos os participantes são considerados cadetes, quando formados são promovidos a Terceiro Sargento.

As inscrições podem ser realizadas pelo endereço www.ingresso.eear.aer.mil.br, a começar pelo dia 19 do mês de janeiro e encerram-se no dia 17 do mês de fevereiro. Para a efetuação da inscrição o candidato precisa pagar uma taxa no valor de R$60,00 para a Guia de Recolhimento da União.

As provas escritas devem ocorrer no dia 17 do mês de maio e em seguida, em datas ainda a ser definidas ocorrerão Exame de Aptidão Psicológica, Inspeção de Saúde, Teste de Avaliação Física e Análise de documentação.

As provas serão realizadas em várias cidades brasileiras, como:

– Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São Jose´ dos Campos, Canoas, Campo Grande, Santa Maria, Curitiba, Manaus, Brasília e Porto Velho.

Por Sirlene Montes