Como se preparar para provas discursivas em Concursos

     

É essencial treinar muito para as provas discursivas.

Você consegue a pontuação suficiente na prova objetiva para ter a dissertativa corrigida, mas acaba não indo muito bem na redação, e como consequência perde a vaga ou não fica bem classificado. Para evitar situações como essa, é fundamental treinar para ir bem na prova discursiva. Mas, como se preparar? Confira algumas dicas!

O candidato precisa ter consciência sobre a importância da prova discursiva, e separar um tempo no planejamento de estudo para treinar. Ela é considerada uma “peneira”, porque tem caráter classificatório e também eliminatório do certame. É muito comum candidatos perderem posições significativas no resultado final do concurso, porque não foram bem na prova discursiva. Muitas vezes, por exemplo, o candidato pode perder uma vaga por décimo na pontuação.

Portanto, é essencial que o candidato procure treinar para fazer uma boa prova discursiva. Desta forma, ele vai poder ter segurança para escrever e desenvolver o tema, além de garantir chances maiores de uma boa colocação no certame.

Como fazer uma boa discursiva?

Na introdução, o candidato deve apresentar o tema por meio de um tópico frasal, por exemplo. Nesta parte, ele deve envolver o leitor com o assunto que será apresentado. Depois, é a parte do desenvolvimento, em que o candidato deve abordar o assunto ou expor os argumentos de forma clara e precisa para tentar convencer o leitor. Na conclusão, é preciso abordar as ideias que foram apresentadas ou até uma sugestão para o problema que foi apresentado ao longo do texto.

O candidato precisa escrever com uma caligrafia legível, ter atenção às normas de concordância, ou seja, procurar caprichar e construir uma boa dissertativa. Após terminar, releia a redação com cuidado.

A discursiva é o diferencial em muitos concursos, e ela pode ser a responsável por fazer com que você garanta a vaga. Portanto, não descuide desse detalhe tão importante que faz a diferença para o resultado final.

Compartilhe essa dica com os seus amigos e sucesso! 

Por Babi