ANAC realizará Novo Concurso Público em 2016

     

Seleção irá oferecer 150 vagas para profissionais de nível médio e superior. Inscrições deverão ser abertas no início do próximo ano.

Assim como outras agências reguladoras, a ANAC surgiu após a tendência analisada no Brasil, a partir da metade da década de 1990, tinha como plano implantar de um novo modo de regulação da atividade econômica. Com isso, a regulação veio a ser executada pelas agências com independência e autonomia, levando em consideração as diretrizes das políticas do setor.

A tal agência teve sua criação no ano de 2005, substituindo o então Departamento de Aviação Civil (DAC), para realizar a regulação do transporte aéreo, sendo uma autoridade de aviação civil e reguladora do transporte aéreo no Brasil. 

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou qual será a banca organizadora a realizar o novo concurso público da agência. O edital está previsto para ser publicado em dezembro, o qual deverá oferecer 150 cargos para o quadro de pessoal efetivo do órgão, que teve seu último concurso realizado no ano de 2012.

Através de Extrato de Instrumento Contratual publicado no Diário Oficial da União, no dia 07 de outubro de 2015, a agência reguladora informou sobre a escolha da ESAF (Escola de Administração Fazendária) como organizadora do processo. Consulte o documento neste link: http://goo.gl/CFM36K.

Serão oferecidas 65 vagas em nível superior para Especialista em Regulação de Aviação Civil e 25 vagas para Analista Administrativo. Para formandos em nível médio, as oportunidades são para Técnico Administrativo (15) e Técnico em Regulação de Aviação Civil (45).

Os vencimentos básicos irão variar de R$ 5.698 até R$ 11.974, além de alguns benefícios para alguns dos cargos.

A última seleção, que ocorreu em 2012, teve a CESPE/UnB como organizadora. O processo seletivo foi composto por prova discursiva, provas objetivas e também avaliação de títulos. Os candidatos aprovados na primeira etapa, para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil, posteriormente fizeram o Curso de Formação, em Brasília/DF.

Ainda não há um cronograma para o concurso, mas acredita-se que as inscrições abrirão no início do ano que vem.

FILIPE RIBEIRO DA SILVA