A hora de recomeçar os estudos

     

Não é fácil manter a motivação nos estudos, principalmente, quando o resultado não sai como esperado. Por exemplo, é comum o candidato abdicar de festas, encontro com os amigos ou até almoço em família para estudar e manter o conhecimento. Porém, ao fazer a prova e conferir o resultado, nem sempre ele é negativo. O que fazer para manter a motivação?

Passar em um concurso público é um projeto de médio a longo prazo. Ou seja, o candidato deve ter consciência que isso vai demorar um tempo para acontecer. Além disso, é fundamental que ele não se deixe levar pela ansiedade e faça a sua parte: estudar.

Portanto, se o candidato não alcançou a aprovação, é preciso ver o que aconteceu, reajustar as metas, intensificar o estudo nas disciplinas que ele tem dificuldade e também revisar a prova. É preciso que ele veja os erros, para que recomece a preparação mais confiante e com a cabeça erguida.

Não é fácil encarar a reprovação em um concurso público, e até comentar para as pessoas que não conseguiu passar. Todavia, que tal guardar os seus planos para si mesmo? Evite comentar sobre as suas provas com outras pessoas.

Então, foque no seu recomeço, que deve ser mais confiante. Estabeleça outras metas, faça ajustes no seu cronograma e reinicie a batalha. Se precisar, retire um ou dois dias de descanso, para recuperar as energias, mas depois volte com a certeza que vai conquistar a sua aprovação, porque isso só depende de você e da sua força de vontade.

Lembre-se de que o conhecimento permanece acumulado, ou seja, o que estudou para um certame, poderá ser usado para outros concursos, que vão surgir.

Desta forma, foque neste ano que está começando e nos seus objetivos, para conseguir a tão sonhada classificação. No final, você vai ver o quanto valeu a pena lutar por seus objetivos!

Por Babi